quinta-feira, 11 de abril de 2013

PROJETOS PARA UM CASAMENTO SÓLIDO



A sua casa é um tanto parecida com o seu casamento:
Todo matrimônio carece, periodicamente, de um reparo ou reforma.
Ambos, os melhores matrimônios e as melhores residências, exigem uma vistoria periódica.
O triste é que muitos casais cuidam melhor de suas casas que de seus casamentos. Se você se comprometesse a manter a sua casa “ até que a morte nos separe”, como a trataria ? Você ignoraria:
A limpeza dos assoalhos,
O conserto de goteiras no teto,
A limpeza de janelas,
A lavagem dos vasos sanitários,
A troca das lâmpadas,
E outros pequenos reparos rotineiros
Até as moradias mais fantásticas perdem o encanto se não forem devidamente mantidas. Envelhecem, desbotam, e começam a aparecer um tanto precárias. Se você deixar que as coisas cheguem longe demais, poderá ser tentado a simplesmente vender o local e procurar algo novo. Ou queixar-se aos vizinhos de que as coisas já não são tão boas quanto antes. Ou, talvez, simplesmente fitar as teias de aranha no teto e abanar a cabeça para o carpete sujo. Em vez destas opções sombrias, casa e casamento beneficiam-se quando você realiza inspeções de manutenção e determina o que precisa ser consertado, reformado ou simplesmente limpo.

De vez em quando é necessário um reparo.
As coisas precisam ser consertadas para que funcionem devidamente. Infelizmente, num relacionamento, as coisas se estragam com o tempo. Talvez pelo desgaste normal;quem sabe, por causas naturais, como cupins e apodrecimento;ou talvez, um rompimento por negligência, por você não haver tratado as coisas tão cuidadosamente quanto era preciso.

De vez em quando é necessária uma reforma.
As coisas já não estão boas quanto parecem. Talvez vocêprecise de mais espaço, ou queira modificar o ambiente . Quem sabe modernizar ou melhorar um cômodo. Seja qual for a razão, você conclui que alguma melhoria tornará o lugar mais eficiente, confortável, atrativo ou satisfatório.

De vez em quando é preciso simplesmente uma limpeza.
As prateleiras precisam ser espanadas, e as paredes, lavadas. Os aposentos não estão com um aspecto tão horrível, mas não parecem tão bonitos e lustrosos quanto já foram. Os acessórios precisam ser arranjados, e o lixo, posto fora. Ele pode causar um mau cheiro, ajuntar insetos ou transbordar para o restante da casa.
Toda casa e todo matrimônio carecem de uma análise, ao menos uma vez ao ano, para que se tome conhecimento de sua condição. Antes mesmo de se casar, é uma boa idéia vocês terem essas coisas em mente. Pense nisto como uma “ inspeção do lar” para a casa onde vocês dois estão prestes a habitar. Enquanto examinam o seu relacionamento, discutam sobre o que gostam, o que não gostam, e que espécie de trabalho precisa ser feito. Eis aqui 12 áreas a considerar:
Conhecer o que são realmente o amor e o relacionamento.
Manter contato com os sentimentos um do outro
Atacar as tarefas diárias em equipe
Conectar-se com pessoas que lhes enriqueçam o relacionamento
Descobrir juntos a diversão e a alegria da vida
Partilhar novos pensamentos, idéias, e opiniões
Resolver as diferenças com respeito
Aproximar-se durante os desafios e as dificuldades
Desfrutar juntos as belezas que os cercam
Manter o contato e a intimidade como o meio de estreitar o relacionamento
Sonhar e planejar o amanhã
Conectar-se com Deus e o seu propósito para a vida.
Uma análise do casamento permite-lhes avaliar o relacionamento e torná-lo tudo o que ele pode ser.Para aqueles que estão casados há algum tempo, isso irá recapturar a alegria e a empolgação do ínicio. Contudo, o potencial contido nesta avaliação é melhor ainda: Quanto mais tempo vocês tiverem de casados, maior a profundidade potencial, a sensibilidade e a experiência que podem somar. Quanto mais vocês cuidarem do matrimônio,melhor ele ficará.
Muitos casais vivem relacionamentos insatisfatórios, frustantes, e parcialmente mortos. Mas não tem que ser assim. Uma inspeção periódica previne dificuldades futuras, mostra o que precisa ser tratado com urgência, e ajuda o casal a compreender as necessidades e expectativas um do outro. As inspeções podem ser divertidas. E são, também, as coisas mais inteligentes a ser feita.
Se as suas necessidades não têm sido preenchidas, não desista.
Se você se acha ferido, infeliz, ou desapontado, não desista.
Se está enfadado, e a empolgação passou, não desista.
Se anda pensando em divórcio, não desista.
Se não consegue nem ver a vantagem de tentar, não desista.
Você pode ter um grande casamento.
Nenhum matrimônio é perfeito, mas todos podem ser melhorados. Os casamentos se desfazem, porque as necessidades não são atendidas. Cada uma das 12 áreas representa uma necessidade particular de seu casamento. Algumas maiores, outras menores, mas todas importantes. Aquelas mas importantes para ele podem não ser as mais importantes para ela. Quanto maior o númerode áreas apreciadas por você em sua casa, mas você gostará da casa inteira. Entretanto, um ambiente danificado, sujo, ou apodrecido, pode espalhar o incômodo para os outros aposentos , e logo a casa toda parecerá deteriorada e desvalorizada.
Os casamentos, como as casas,podem multiplicar seu valor.
Quando descobrimosque o valor está decrescendo, frequentemente caímos em um dos dois padrões perigosos:
Passividade: As coisas vão mal, mas não há nada que eu possa fazer. Então é melhor eu encarar arealidade e aceitar a situação como está.
Pânico: As coisas vão mal, mas não há nada que eu possa fazer. Então é melhor terminar o relacionamento e sair desta situação o quanto antes.
Existe uma terceira opção mais positiva e produtiva: melhoramento do lar.
Pode não ser rápida ou engenhosa, mas funciona. Vocês querem um casamento saudável
Então se unam e examinem as 12 áreas de seu relacionamento. Algumas delas estão ótimas e exatamente do jeito que vocês gostam. Outras porém, carecem de algum trabalho.
Não entrem em pânico nem fiquem passivos; simplesmente façam seus projetos. Eis aqui algumas questões iniciais:
Quais as áreas que exigirão mais trabalho
Quando começarão
Quais as suas expectativas
Como começarão
Que materiais serão necessários
Podem fazê-lo sozinhos ou precisarão de ajuda de fora
E então, estamos prontos ! Se desejaram recapturar o amor que um dia tiveram e melhorar tudo o que possuem atualmente, Vamos lá. Pegue a mão de seu cônjuge, abra a porta da frente, e comecemos a análise de seu matrimônio.
Enquanto imaginam as melhorias de seu lar, vocês estarão no caminho para tornar o seu relacionamento.
Mais forte, mais profundo, mais caloroso, melhor e para durar a vida inteira.

Imagine a si mesmo como uma casa viva. Deus vem reconstruir esta casa. A princípio, talvez você possa entender o que Ele está fazendo. Eleestá endireitando as calhas acabando com as goteiras no telhado e assim por diante. Voc ê sabia que estes serviços precisavam ser feitos, e por isso não está surpreso. De repente, porém, Ele começa a golpear a casa de um modo que dói abominavelmente e não parece fazer sentido. O que estaria Ele fazendo? A explicação é que Deus está construindo uma casa totalmente diferente da que você pensava : acrescentando uma nova ala aqui, colocando um pavimento extra ali, levantando torres, fazendo pátios. Você achava que fariam de você uma cabana pequena e decente. Mas Ele está edificando um palácio. Ele pretende vir e habitar nele pessoalmente.
Com Deus habitando e direcionando a casa será um lar abençoado!