segunda-feira, 14 de julho de 2014

Datas Oficiais



Datas comemorativas da Igreja do Evangelho Quadrangular, no Brasil, estabelecidas em agenda nacional, com o objetivo de valorizar fatos históricos e homenagear a dedicação do Ministério na propagação do Evangelho.
I – Aniversário Nacional de Fundação da Igreja
Comemora-se, anualmente, no dia 15 DE NOVEMBRO, em homenagem à fundação da Igreja do Evangelho Quadrangular, no Brasil, ocorrida na cidade de São João da Boa Vista, São Paulo, em 15 de novembro de 1951;
II – Dia do Pastor
Comemora-se, anualmente, no 1o DOMINGO DE OUTUBRO, em reconhecimento à importância da atividade Pastoral no exercício do Ministério, ficando as Igrejas locais responsáveis pelas homenagens aos membros do ministério local;
III – Dia da Bíblia
Comemora-se, anualmente, no 2o DOMINGO DE DEZEMBRO, em homenagem e reconhecimento à importância fundamental que tem a Bíblia como estatuto de fé e prática na existência de nossa Igreja. Nas cidades ou bairros onde Igrejas de outras denominações escolherem a mesma data para comemorar o dia da Bíblia, poderá o Pastor Quadrangular, acompanhado da Igreja local, participar daquelas programações, desde que os atos ali praticados não firam os princípios da fé e doutrina da Igreja do Evangelho Quadrangular;
V – Dia Oficial de Missões
Mensalmente, no 3o DOMINGO, fundamentado no princípio da expansão mundial da Igreja do Senhor Jesus Cristo, mantendo a visão e a expectativa de fomentar o espírito missionário no coração dos membros da congregação da Igreja do Evangelho Quadrangular, comemora-se o Dia Oficial de Missões, quando as Igrejas locais destinam integralmente as ofertas arrecadadas aos órgãos de missões estadual e nacional, na forma como que estabelece o Estatuto, no artigo 157, parágrafo 5o, inciso V;
V – Semana Oficial de Missões
Comemora-se, anualmente, na SEMANA QUE ANTECEDE O DIA 15 DE NOVEMBRO, pelas mesmas razões aduzidas no inciso anterior, quando as Igrejas locais elaboram programa de comemorações especiais, abrangendo todos os dias da referida semana, culminando com a consagração de uma oferta especial neste sentido, cumprindo o que estabelece o Estatuto da Igreja. A comissão deve encontrar uma data alternativa para esta semana, privilegiando a data do aniversário;
VI – Dia Nacional do Diaconato
Comemora-se, anualmente, no dia 1o DE MAIO, dedicado a homenagear o Diaconato, indispensável e incansável no trabalho de caráter polivalente em diversas áreas da atuação da Igreja;
VII – Semana Nacional da Educação e Cultura
Comemora-se, anualmente, na SEMANA QUE ANTECEDE O DIA 15 DE OUTUBRO (Dia do Educador Cristão). Nesta semana as instituições educacionais da IEQ promovem ciclos de palestras e eventos comemorativos com o objetivo de divulgar e valorizar a educação e a cultura cristã;
VIII – Dia Nacional do Grupo Missionário de Homens
Comemora-se em 25 de janeiro;
IX – Dia Nacional da Mulher Quadrangular
Comemora-se em 09 de outubro (nascimento de Aimèe Semple Macpherson);
X – Dia Nacional do Grupo Missionário de Jovens
Comemora-se em 21 de abril;
XI – Dia Nacional do Grupo Missionário de Adolescentes
Comemora-se em 1º de maio;
XII – Dia Nacional do Grupo Missionário de Juniores e Crianças
Comemora-se em 31 de outubro;
XIII – Dia Nacional do Grupo de Filhos de Pastores
Comemora-se no 2º domingo de julho.


Fonte: Igreja do Evangelho Quadrangular de Roseira.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Grupo Missionário de mulheres


                                                     G.M.Mulheres



                             


O trabalho do grupo é uma grande fonte de amor, serviço e dedicação dentro da IEQ, o que permite realizar a obra de Deus de forma grandiosa na Terra, dadas a força e a garra que são próprias da mulher.

O grupo de mulheres realiza eventos locais, regionais e estaduais, que proporcionam treinamentos para o crescimento espiritual da mulher, considerando sempre a fase espiritual por que cada uma delas está passando e adequando o conteúdo às suas necessidades. Nos eventos, as participantes aprendem a ser mães, esposas e servas de Deus com padrão de excelência, descobrem vocações e talentos para dança, culinária, artesanato, oratória, canto, entre outros. Enfim, provocam envolvimento social e senso de capacidade nas mulheres, que passam a ser mais seguras e mais felizes, capazes de ajudar outras mulheres a superarem transtornos.

Os cultos de mulheres são realizados todas as quintas -feiras
E o Culto das Mulheres Blindadas no Altar em um sábado do mês. ( Este Culto tem uma programação diferenciada com sorteios de brindes, igrejas convidadas, e a cada mês é tratado um tema que traga edificação para as mulheres. neste culto há colaboração dos outros grupos missionários da igreja. 


HOMENS

         



Coordenadoria Estadual de Homens



O Grupo Missionário de Homens na IEQ tem como objetivo treinar e discipular os homens de cada igreja local para exercer o seu ministério, auxiliando o seu pastor e contribuindo para o crescimento da sua igreja.


O trabalho do grupo é, basicamente, o de auxiliar o pastor, treinando os homens para a realização de ações que beneficiem a igreja. Cultos familiares, obras sociais, manutenção da igreja e evangelismo são algumas das atividades exercidas pelo grupo, além de ser um braço direito do pastor nas questões que envolvem o universo masculino (relacionamento conjugal e familiar, vida profissional, educação de filhos etc.).

Periodicamente, há um esforço mútuo em favor da realização de palestras sobre diversos temas importantes tanto para a sociedade civil como para a vida espiritual. Líderes do grupo, então, primam pelo objetivo maior de edificar os homens e suas famílias por meio da Palavra de Deus, acreditando que as demais coisas da vida serão acrescentadas.


Ser o homem que Deus deseja é o grande desafio para todos nós.


Visão Quadrangular

VISÃO




DENOMINAÇÃO


Quadrangular é um termo bíblico usado para o Tabernáculo, no livro de Êxodo; para o Templo do Senhor, em Ezequiel 40:47; e para o Céu, no livro de Apocalipse. O termo “Evangelho Quadrangular” foi dado à fundadora Aimée Semple McPherson em inspiração pelo avivamento, durante uma campanha evangelística em Oakland, Califórnia, no ano de 1922. “Evangelho Quadrangular” representa aquilo que é igualmente equilibrado por todos os lados, estabelecido e resistente. Tal confiança no poder do evangelho é expressa em Hebreus 13:8, o que é apresentado nas igrejas quadrangulares como “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e será eternamente”.

O termo ainda representa os 4 pilares do ministério de Jesus na Terra:


O Salvador

“Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele; e pelas Suas pisaduras, fomos sarados.” Isaías 53:5 (Tito 2:14; Isaías 55:7; 1:18; Hebreus 7:25).

O Médico dos médicos

“... Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.” Mateus 8:17 (Marcos 16:17,18; Mateus 9:5,6; Atos 4:29,30).



O Batizador com o Espírito Santo

“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias... Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:5,8 (João 14:16,17; Atos 2:4; 8:17; 10:44-46; 1 Cor 3:16).

O Rei que há de vir

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro... Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” 1 Tessalonicenses 4:16,17 (Tito 2:12,13; Mateus 24:36-44, Hebreus 9:28; Lucas 19:13; 12:35-37).



VISÃO


A visão da Igreja do Evangelho Quadrangular é apresentar Jesus Cristo, o filho de Deus, como o Salvador, o Batizador com o Espírito Santo, o Médico dos médicos e o Rei que há de vir. Desde a fundação da igreja, em 1923, essa visão foi praticada por meio da evangelização e do estabelecimento de assembléias locais nos EUA e no exterior. Por conta disso, deu-se início a consolidação e a formação de líderes em todos os níveis da vida cristã, em colaboração com outros membros do corpo de Cristo para aprendizagem e conhecimento bíblico, a fim de que seja vivido o mandamento bíblico de sermos “sal” da Terra e “luz” do mundo.

SIMBOLOGIA



Quatro Cores


Quatro Cores

Vermelha
Tipifica o sangue de Cristo que foi derramado na cruz, a fim de nos dar a Salvação.

Amarela
Tipifica o batismo com o Espírito Santo.

Azul
Tipifica a cura divina.

Roxa
Tipifica a volta de Jesus como Rei.

Quatro Rostos


Rostos
Rosto de Homem
Representa Jesus Cristo, filho do homem, como o Salvador que foi sacrificado por toda a humanidade.

Rosto de Leão
Representa Jesus Cristo como o Batizador com o Espírito Santo. A figura tipifica força e poder.

Rosto de Boi
Representa Jesus Cristo como aquele que suporta cargas e fardos, e que veio à Terra para levar sobre si toda a carga de pecados, vergonhas e doenças humanas.

Rosto de Águia
Representa Jesus Cristo como o Rei que há de vir, assim como a águia é reconhecida como a rainha das aves.

Quatro Símbolos



Cruz

O Salvador
Simboliza a morte de Cristo em sacrifício pela nossa salvação.

Cálice

O Médico dos médicos
Simboliza a cura divina.


Pomba

O Batizador com o Espírito Santo
Simboliza o batismo com o Espírito Santo.

Coroa

O Rei que há de vir
Simboliza a volta de Cristo para reinar eternamente.



Quatro Evangelhos
do Novo Testamento


Lucas
Este livro foi escrito para os gregos, povo cujo ideal era alcançar a perfeição humana. Por isso, Lucas apresenta Jesus como filho de homem, homem perfeito de corpo, alma e espírito, que veio para buscar o que se havia perdido.

Marcos
Este livro foi escrito para os romanos, povo patriota que se orgulhava do próprio poderio militar e de servir aos seus superiores. Assim, Marcos apresenta Jesus como servo diante de Deus para tomar sobre si as nossas dores.

João
Este livro foi escrito para todos os cristãos e apresenta Jesus como o filho do Deus Altíssimo, como o único que pode batizar com o Espírito Santo.

Mateus
Este livro foi escrito para os hebreus, povo que esperava pela promessa de que o Messias viria para reinar eternamente. Por esse motivo, Mateus apresenta Jesus como o Rei que há de vir para buscar a Sua igreja.


Fonte: http://www.portaligrejaquadrangular.com.br/portal/aquadrangular/visao.asp





Diaconato

DIACONATO



Coordenadoria Estadual de DiaconatoA palavra “diácono” em grego significa servo, assistente, pessoa pronta para obedecer, ser doutrinada e ensinada e servir. 

Diaconato é um ministério de leigos formado por homens e mulheres que, aos moldes bíblicos, se dispõem ao serviço auxiliador e apoiador material e espiritual na Igreja local. É um grupo de elite, posto que, para participar dele, a pessoa precisa ser escolhida com cuidado, com base em sua espiritualidade e boa reputação moral, a fim de estar fielmente ao lado de seu pastor e líder espiritual, bem como dos membros da Igreja. Na Igreja local, o cuidado para que o corpo diaconal faça um trabalho lado a lado com seu pastor é da maior importância, porque retrata que o primeiro está afinado com a Palavra e com o pensamento geral de que “Diaconato é serviço, amor e carinho ao Senhor”.

A enormidade do trabalho diaconal deve ser valorizada e honrada pelos pastores e toda a liderança da igreja, tanto em nível local, regional, estadual ou nacional. É uma verdadeira jóia nas mãos do Senhor. Mas é necessário que o diácono tenha uma vida exemplar, que dê bom testemunho dentro e fora da igreja, que esteja na mesma visão do pastor, que seja dizimista e tenha uma vida com Deus, além de ter o nome limpo e ser aluno assíduo da Escola Bíblica Quadrangular.


PRONTO PARA SERVIR



Responsabilidades


I Timóteo 3:8-13 nos ensina que as qualificações espirituais do diaconato não são diferentes das dos pastores. Existem responsabilidades diárias, como a postura, a preocupação com a aparência e a expressão fisionômica. O diácono é a primeira impressão em uma igreja e o cartão de visita de qualquer diaconato. Além disso, o diácono deve estar sempre atento ao que está acontecendo, pois a desatenção é um prato cheio para intervenções espirituais malignas, o que pode causar grandes estragos em cultos. Enfim, o diácono deve estar pronto para tudo, desde a participação em reuniões de oração e consagração, até a vigilância na manutenção da igreja (limpeza e ordem nos cultos) e a obrigação de manejar bem a Palavra de Deus.


Fonte: http://www.portaligrejaquadrangular.com.br/portal/gruposmissionarios/diaconato.asp

Grupo de Adolescentes

ADOLESCENTES


Coordenadoria Estadual de AdolescentesQuem pode entender as atitudes que um adolescente tem? Nem mesmo os adultos que são mais experientes podem avaliar isso com precisão; como se ouve sempre: “no meu tempo as coisas não eram assim...”. Adolescentes estão mais interados em tudo o que diz respeito à Internet, vivem pesquisando, aprendendo mais sobre tecnologias, jogos eletrônicos, transformando-se em fontes de informação.



A Bíblia também nos ensina sobre os adolescentes:

“Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade” (Ec. 11:9,10).

LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;” (Ec. 12:1).

A responsabilidade de conduzir um grupo ainda na fase da formação do caráter e da personalidade, cheio de indagações e curiosidades, é imensa. Há que se ter cuidado com as vulnerabilidades e os perigos deste mundo pós-moderno e interativo, onde o prazer e a liberdade estão sendo apresentados em todos os meios de comunicação sem restrições e sem limites. Os riscos são constantes a más influências que podem provocar o afastamento do conhecimento de Deus e do seu Evangelho. Com base nesse conceito, o grupo  propõe um trabalho com atividades que promoverão o fortalecimento espiritual dos adolescentes da nossa igreja, a fim de atraí-los ao amor e à salvação em Cristo.

Grupo Missionário de Crianças e juniores

CRIANÇAS E JUNIORES

Crianças e Juniores
















  Crianças e juniores são para Deus como terra fértil e produtiva, onde temos de plantar a  semente da eternidade que, quando regada, florescerá, produzindo os melhores frutos. A infância é, sem dúvida, o melhor tempo para semear. Não fosse assim, o Senhor não nos exortaria a ensinar a criança no caminho em que deve andar, para que não se desvie dele ao envelhecer 
(Pv. 22:6).

Não podemos excluir as crianças e os juniores do plano da salvação. O Senhor Jesus veio para que "TODO aquele que n'Ele crê não pereça" (Jo 3:16) e, na ordem do "IDE", somos exortados a pregar o evangelho a TODA criatura (Marcos 16:15).

Deus quer salvar as almas: crianças, jovens e velhos. A Coordenadoria Estadual de Crianças e Juniores em São Paulo trabalha incessantemente para que a maravilhosa mensagem Quadrangular alcance os pequeninos que Jesus tanto ama. Vamos juntos servir de ponte e DEIXAR vir a Ele os pequeninos, porque deles é o reino dos céus (Lucas 18:16). Queremos o levante de lideranças locais que em reverência e santo temor os influenciem direcionando-os no serviço cristão, no trabalho missionário, no civismo e na efetiva participação em nossos cultos. Queremos motivá-los a evangelizar, a agir socialmente em nossas comunidades, canalizando seu vigor e energia em direção a um santo propósito: SERVIR.

Se nossos filhos guardarem o caminho do Senhor e andarem perante a sua face fielmente, de todo o coração e toda a alma, nunca nos faltará sucessor (1 Reis 2:4), e a bandeira Quadrangular sempre arvorará.

Em nossa Igreja os Cultos acontecem aos sábados a partir das 15:00 horas.
Tragam seus filhos para aprender a palavra de Deus.

Fonte: http://www.portaligrejaquadrangular.com.br/portal/gruposmissionarios/criancas_e_juniores.asp